Resenha: Por Lugares Incríveis

Sinopse


    Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixaram de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado  onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
                                                                
                                                            Resenha:



     Por Lugares Incríveis é um drama escrito pela autora Jennifer Niven e publicado no Brasil pela editora Seguinte. A história apresenta Theodore Finch e Violet Markey, dois jovens adolescentes que estudam na mesma escola e mesmo sendo totalmente diferentes um do outro, têm um objetivo em comum: eles querem se matar.
Violet sempre foi a garota da vida perfeita, até que ela e a irmã sofrem um acidente de carro. Violet sobrevive mas sua irmã, Eleanor, não tem a mesma sorte. Ela conta os dias para a formatura para poder ir embora de onde mora deixando tudo aquilo para trás e desde então a garota, que costumava ser bastante popular, se isola, sentindo-se culpada por ter escapado com vida do acidente, tenta levar a vida, mas tudo deixa de fazer sentido sem a irmã, que também era sua melhor amiga, e estava sempre ao seu lado. Ela decide subir na torre do colégio e estava prestes a pular...
Theodore "Aberração" é o esquisito da escola, depressivo, ansioso, se veste diferente, fala diferente, vive pensando em como morrer e acreditou que aquele dia em especial seria um bom dia para isso... Ele sobe na torre e encontra Violet, e em vez de pularem, ele impede que ela faça isso, mas os boatos que correm pelas testemunhas presentes no local sejam que Violet o salvou de tal ato. E é assim que os dois se conhecem, depois, aproveitando a oportunidade, Finch acaba "convidando" Violet para ser sua parceira no trabalho de geografia. O trabalho consistia em visitar pontos famosos de Indiana. Violet reluta um pouco mas acaba cedendo e a medida que vão se conhecendo melhor, encontram o que buscavam um no outro.

A narrativa se alterna entre Finch e Violet e é feita em primeira pessoa pelos dois de uma forma bastante reflexiva. Ao mesmo tempo em que há bom humor a fim da leitura de tornar leve, a escrita chega a ter um toque bastante melancólico devido ao assunto que trata.
Finch conta os dias que se passam após um "apagão" que teve, enquanto Violet faz uma contagem regressiva até o dia da formatura. Por mais que ele sofra de depressão e tenha seus problemas que são ignorados pela família, é ele o responsável por animar Violet com seu carisma e jeitinho único de se aproximar de alguém, mas ainda assim continua sofrendo dos problemas que o afetam há muito tempo...
Ao visitarem os locais de Indiana, lugares lindos, que carregam histórias e significados, eles se envolvem um com o outro e o romance é um dos mais adoráveis dos quais pude acompanhar. Finch, mesmo sendo imprevisível, vivia surpreendendo Violet, fazendo com que ela se sentisse amada e querida, até que ela deixa de contar os dias e passa a vivê-los intensamente junto com ele. Após a morte da irmã, Violet se tornou uma pessoa triste e fechada e Finch foi quem conseguiu lhe trazer a vida de volta.
A autora criou sentimentos controversos e fez uma inversão de papeis ao meu ver, e levando todo o contexto em consideração, junto com os demais personagens, foi algo que me fez pensar em como existem problemas dos quais preferimos ignorar ou esconder a fim de manter as aparências ou bem estar.
É uma leitura que pode ajudar quem passa por problemas com depressão e que pode deixa-los mais fortes e
completamente estarrecidos, mas ainda assim satisfeitos por terem tido a oportunidade de acompanhar uma história triste, mas tocante e bonita.
Por Lugares Incríveis é o tipo de livro que lida com transtornos psicológicos e suicídio de uma forma muito particular, expondo o bem e o mal, a cura e a destruição, o comum e o incomum, mostrando os personagens como pessoas reais, com sentimentos intensos e que convencem, e através de seus pensamentos e atitudes conseguem fazer com que o leitor acredite na história - história esta que é capaz de tocar nossos corações de uma forma intensa e emocionante. A história e a lição que veio com ela ficam pra sempre.
Ao final, mesmo que com dor no coração, é formidável como tudo se entrelaça para trazer uma mensagem forte e que causa um enorme impacto na vida de qualquer um.
Fiquei imensamente agradecida por poder ter tido o prazer de embarcar nessa leitura e de poder ter "conhecido" personagens admiráveis, incríveis e inesquecíveis como Finch e Violet.
Nem tudo é perfeito na vida real, e a autora consegue mostrar claramente com sua escrita incrivelmente profunda.
Incrível do começo até os agradecimento onde a autora fala sobre sua intenção com o livro e sobre fatos que a afetaram tanto quanto com  Finch e Violet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica para não perder botons

Resenha: A Filosofia de Tyrion Lannister

Spotify